Publicado em 22/06/2022 às 07:27, Atualizado em 22/06/2022 às 14:05

ATENDIMENTO DE SAÚDE NO LUGAR CERTO!

Secretaria de Saúde,

A Administração Pública prezando pelo atendimento de qualidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e as filas, assim como garantir o acesso aos serviços de saúde, vem orientar os usuários do Sistema de Saúde da Rede Municipal quanto aos locais adequados para atendimento:

Os Postos de Saúde – ESF são a porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Eles contam com equipes de médicos, enfermeiros, dentistas e vários outros profissionais capacitados para acompanhar a saúde da população da região mais próxima, com ações preventivas, curativas e reabilitadoras, assim como de cuidados no dia a dia, dando mais qualidade de vida às pessoas.

Aos hospitais são reservados os atendimentos de urgência e emergência, que nem a UBS e nem a ESF têm suporte para prestar assistência. As unidades hospitalares oferecem atendimento para acidentes graves, emergências obstétricas, respiratórias, cardiológicas e neurológicas, como AVC, dentre outras. Logo, os casos mais críticos, que necessitam de internação ou representam maior risco de vida, são levados para os hospitais. No SUS, os serviços de saúde são integrados entre as unidades, de modo que elas se complementam.